quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Anjo ou chupa-cabra?!?

Gente, pensei muito antes de publicar esse post aqui, pq nele eu admito um fracasso!
Ontem estava com muita vontade de "brincar de massinha". Bom, o que deveria ter feito: sentado na sala com a Vivi e me esbaldado de mexer com Play-dooh. O que eu fiz: resolvi, depois do trabalho, "inventar" um anjo de papel machê.
Bom, antes de começar eu pesquisei na net um meio de fazer o tal anjo, não achei nada interessante (primeiro erro, eu deveria ter desconfiado que, se não tem na net, provavelmente significa que é difícil de fazer!). Mesmo assim, estava decidida a tentar (o que revela muito sobre a minha personalidade: ou eu sou muito corajosa ou extremamente burra! Rsrsrs...Possivelmente um pouco de cada, já que uma coisa não exclui a outra!!!!!kkkk....).
Quando eu era bem mocinha (uns 15 ou 16 anos, ou seja, ontem! kkkkk...), eu amava as aulas de arte, especialmente quando a atividade envolvia papel machê. Mas já não me lembro muito bem da receita, e pelo que recordo, era complicado, ia ao fogo, nós fazíamos um grude com farinha ou polvilho (sei lá qual dos dois), depois ia o papel todo picadinho p/ panela, Nossa!, era bem difícil!!! Resolvi simplificar (segundo erro), imaginei que papel, cola e água resolveriam meu problema (ledo engano!).
Tudo que poderia dar errado, deu! O papel machê, nessa técnica, é muito difícil de trabalhar. No meio do processo resolvi trocar de material, mudar de técnica, mudar de idéia (coisa que eu detesto).
Ufa! Que sufoco! Há mais de 20 anos faço artesanato, mas até uma pessoa experiente pode, eventualmente, se deparar com algum projeto que insiste em dar errado. Poderia ter ignorado o fato, deixado de publicar esse post, mas acho que até um experiência negativa deve ser compartilhada.
Não vou jogá-lo fora, mas tb não vou dar a ele um local de destaque, vou colocá-lo discretamente em um cantinho meio escondido, mas de onde eu possa vê-lo, p/ que eu possa me lembrar, por um boooommmm tempo, o quanto é dificil brincar de machê. P/ mim, papel machê agora, só se for a música do João Bosco!!!! Rsrsrsrs...
Vou publicar as fotos do método que usei, se alguém tiver experiência em machê, fique a vontade para comentar, p/ indicar onde foi que errei ou p/ dar alguma dica, ensinar algum truque, enfim...
Com vcs, apresento meu chupa-cabra (ou anjo, sei lá, kkkk...):


Aqui o coitado secando, pois o machê ainda está úmido. Fazer o rostinho foi dificílimo, o papel tem muitas irregularidades, é difícil fazer nariz, e até pintar é complicado, justamente pq não é lisinho.

Como eu fiz:


Queria reciclar alguma coisa, então comecei com uma base feita de PET.



Depois desenhei a asa em uma folha de papel dobrada ao meio.


Com canetinha preta permanente (a mesma de marcar CD), eu transferi o formato da asa para um pedaço do PET.


Recortei o PET e dobrei a asa ao meio (até aqui...tudo ia bem, rsrsrs...)


Fiz um pequeno corte no gargalo da garrafa, dobrei p/ fora. depois recortei um pequeno quadrado, dobrei em forma de cone e fixei por cima com fita adesiva.


Usei dois outros pequenos cones p/ as mangas e fixei a asa.


Com papel toalha eu fiz os detalhes (o preguiado do vestido e a cabeça).
Agora veio a parte que a Vivi mais gostou (pq ela foi minha "ajudante"), porque nesse momento usamos o papel machê. Erro três (ou quatro, já perdi a conta!Rsrsrs...): eu usei papel higiênico (novinho, sem usar, é claro! kkkkkk...tô rindo sozinha aqui!!), mas depois descobri (no meio do processo) que papel toalha é melhor, por ser mais firme . Foi nesse momento tb que a Vivi decidiu que seria uma anja, um anjo "menina".



Para o vestido usei um "retalho" de papel de seda, o cabelo foi pintado com tinta PVA e o rostinho tb. Nesse momento tb percebi que o anjo não ficaria exatamente como "sonhei", daí aproveitei p/ experimentar nas asas uma cola quente com gliter que comprei no ano passado! Pelo menos a cola gliter foi aprovada!! Viu? Nem tudo foi em vão!!! Rsrsrs....

Nenhum comentário:

Postar um comentário