sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cupcakes e mais....

Gente, hoje vou começar a falar sobre COMIDA DE FESTA!
No começo dessa semana eu ouvi de uma moça muita simpática a seguinte frase: "Cupcake, ôba, eu nunca comi cupcake!". Então resolvi dedicar o post de hoje p/ quem NUNCA COMEU CUPCAKE!!! (E p/ ela, claro!)
Antes de qualquer coisa, queria apenas dizer que o cupcake nada mais é do que um bolinho, um bolinho muito gostoso, muito fofinho, que fica linnndddooo na mesa, mas, lá no fundo, ele continua sendo só um bolinho.
Então não tenha medo de fazer a receita só pq o produto final tem um nome bonito, não se deixe intimidar pelo bolinho!

Eu já penei muito com o cupcake. Primeiro eu achei que bastava colocar na forminha e mandar p/ o forno. Não é tão simples...desse jeito ele fica deformado, vira cupmonstrinho, cupcorcunda-de-notre-dame...
Tb já errei achando que massa de bolo pronto virava cupcake se a gente colocasse na forminha (preguiça minha, eu sei), mas tb não dá certo, a massa pronta é mole demais e transborda, deforma o bolinho...enfim, não dá certo.
Mas de tanto errar eu criei essa receita, que é o Frankenstein das receitas de cupcake (uma mistura de receitas nacionais e gringas, mais um "toque de Lú", hehehe). Eu queria uma receita simples, p/ fazer sem batedeira, gostosa e que rendesse exatamente 12 bolinhos, pois só tenho uma forma de alumínio p/ 12!
Eis a receita:

RECEITA DE CUPCAKE

1 colher de margarina
3/4 de xícara de açúcar
1 ovo
1 xícara de farinha
1 colher de café de fermento químico (pó royal ou outro qualquer)
1 colher de café de bicabornato de sódio
1/2 xícara de coalhada ou iogurte natural (eu prefiro coalhada)
1/2 pacote de granulado
1 colher de café de essência de baunilha

Preparo:

Misture a margarina com o açúcar, depois acrescente o ovo e bata alguns minutos com o garfo, o resultado deve ser algo assim:



Depois acrescente a farinha peneirada, o bicarbonato e o fermento em pó. A massa vai engrossar bastante, mas não se preocupe, ainda falta a coalhada. Então, acrescente a coalhada, o granulado e a essência. O resultado deve ser esse (observe que não é um massa muito mole):


Coloque nas forminhas de papel. Uma dica bacana é polvilhar um pouco de chocolate em pó nas forminhas antes de colocar a massa, assim elas soltam com mais facilidade na hora de comer (nhameeee!).
Não coloque muita massa, pois ela vai crescer muito. A proporção correta é essa:


Depois é só levar ao forno por uns 20 minutos. Bom, p/ falar a verdade eu nunca contei direitinho qto tempo leva, eu vejo se já estão moreninhos e faço o teste do palito (enfio um palito do bolinho, se ele gritar eu estou louca, kkk, se ele sair limpinho ele está pronto - desculpa gente, eu tinha que fazer essa piada!).

O resultado é esse:


E aqui estão meus cupcakes aguardando p/ serem decorados:



Quanto a decoração, não vou colocar a foto aqui pq...ainda não fiz...vou deixar p/ decorar amanha, na hora do café, com um bela colher de nutella purinha e só...

Mas p/ uma decoração caprichada, o mais tradicional é o merengue, que é facílimo:
Bata duas claras em neve e reserve. Em uma panela coloque 1 xícara de açúcar e meia xícara de água, deixe ferver até formar uma calda. Ligue a batedeira e continue batendo as claras a medida que vai acrescentando essa calda, ainda aquecido (não muito quente, mas tb não muito morno). Deixe resfriar, coloque em um saco de confeiteiro e use a sua criatividade p/ decorar o cupcake. Minha mãe costuma aromatizar com casca de limão, mas eu não gosto muito.
Vc tb pode usar ganache: 100 gr de chocolate p/ 50 gr de creme de leite de caixinha. Aqueça o creme de leite e coloque o chocolate picado. Desligue o fogo, misture até derreter completamente, leve p/ geladeira por umas 2 horas, depois é só decorar...
Hiiii...gente, tem tanta coisa que vc pode usar na cobertura: pasta americana, suspiro, marshmallow, chocolate...
Prometo que mais p/ frente faço um post só com decoração de cupcake...

 Por enquanto, vou deixando vcs com água na boca, e com essas imagens que tirei do site da Martha (minha amigona!, hehe...):





2 comentários:

  1. Já que eu cheguei aqui primeiro você pode me mandar alguns ????
    kkkk

    ResponderExcluir
  2. Lú, delicia de cup cakes ein? Quero fazer também... Sem contar que ficam lindos né? Mostre fotos deles decorados... Beijos

    ResponderExcluir